0

Professores dizem o que estudar por disciplina para o concurso do Ibama

RIO - Professores da Academia do Concurso apontam os assuntos que devem ser priorizados em cada disciplina incluída no edital do concurso do Ibama:

Língua Portuguesa: O candidato deve estudar, basicamente, os seguintes assuntos: nova reforma ortográfica, semântica, palavras de grafia difícil, ortografia, verbos, sintaxe (termos, orações, concordância, regência, colocação e emprego dos pronomes). A banca do Cespe costuma trazer textos sobre democracia, sociologia, antropologia, filosofia, entre outros. Em se tratando de Ibama, talvez o assunto mais explorado na prova seja sustentabilidade, tão debatida na Rio + 20. As questões sobre interpretação são sobre recorrência, ou seja, estão explícitas no texto. Em relação à gramática, a banca faz afirmações sobre possíveis alterações no corpo do texto que envolvem coesão e coerência (gramática e semântica). Os livros recomendados são “Gramática para concursos”, de Nilson Teixeira de Almeida, e “Redação oficial para concursos”, de Paulo Paranhos. (Robson Moraes)

Informática: Nas questões de informática, a banca Cespe/UnB sempre utilizou expressões específicas da língua portuguesa para derrubar o candidato na interpretação de texto e, ao analisar as últimas provas, percebe-se uma outra característica: as imagens não estão incluídas nas questões, o que podemos utilizar como perfil atual (mas a qualquer momento isso pode mudar!). Outra informação importante é que a banca não está dando preferência aos atalhos de teclado, mas, quando ela cobra, é de forma sutil. O estudo terá que ser completo e o candidato deve dar especial atenção às novidades da versão 2010 do Word, Excel e PowerPoint, como também nas novidades do Internet Explorer 8 e 9. (Frank Mattos)

Atualidades: A prova de atualidades para o Ibama costuma abranger grande quantidade de temas, sendo a maioria deles clássicos e previsíveis. Os assuntos mais atuais e relevantes em pauta no noticiário do semestre da prova são sérios candidatos a serem cobrados. Esta prova tem como padrão exigir do candidato não apenas o conhecimento dos principais tópicos do noticiário, mas também sua relação com outros assuntos e seus antecedentes históricos. Para estudar, vale a pena diversificar as fontes, acompanhando jornais e revistas impressos e eletrônicos, assim como telejornais e rádios de notícias. Temas clássicos como meio ambiente, geopolítica, energia, economia e relações internacionais devem ser estudados numa abordagem que cruza história contemporânea e geografia, geral e do Brasil, com as principais notícias em pauta no período. (Marcelo Saraiva)

Matemática: O programa está dividido em duas partes: matemática e matemática financeira. Na primeira, os itens de proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta e porcentagem estão bem interligados. Ou seja, pode aparecer uma questão que contenha todos esses itens. Em álgebra linear, sugiro o estudo de sistemas lineares, matrizes e determinantes. Em conjuntos numéricos, atenção com as questões que envolvam operações matemáticas dentro desse conjuntos. Em matemática financeira, é importante estar atento às fórmulas de cálculo e ao estudo das taxas de juros que aparecem dentro de várias questões desta disciplina. (Aluizio Costa)

Ética no Serviço Público: No tópico “Administração pública”, os pontos principais são as características das entidades administrativas (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista) e as características e classificações dos órgãos. No tópico “Poderes e deveres”, os pontos principais são as características dos poderes vinculado e discricionário, bem como delegação e avocação no poder hierárquico, e abuso no poder de polícia. No tópico “Atos administrativos”, os principais pontos são elementos, atributos e formas de extinção dos atos. Nos tópicos Lei 8.666, Lei 10.520 e Decreto 5.504, a maior atenção deve ser para as modalidades, inexigibilidade e dispensa das licitações. No tópico lei nº 8.112 (Estatuto Federal), muita atenção na parte de provimentos e processos disciplinares. (João Lasmar)

Direito Administrativo: O candidato interessado em ingressar no Ibama deve ter atenção especial aos tópicos mais cobrados em provas anteriores. Em direito administrativo, é interessante focar em licitações e contratos administrativos (Lei n. 8.666/93), atos administrativos e Lei n. 8.112/90 (Estatuto Federal), sem descuidar, é claro, dos outros temas. Por isso, é fundamental a resolução de provas já aplicadas pelo Cespe. Não esquecer, também, da parte de “Ética no Serviço Público”, em que serão cobradas a Lei de Improbidade Administrativa (lei 8.429/92) e o Código de Ética Federal (Decreto n. 1.171/94). (Henrique Cantarino)

Legislação do Setor de Meio Ambiente: O edital cobra a "Legislação ambiental" dentro de três disciplinas diferentes. Em “Noções de Direito Constitucional”, encontra-se o artigo 225, da Constituição Federal de 1988, que na minha opinião é o principal tema da prova. Este artigo versa sobre o “Direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”. Em relação à parte específica, sugiro que dediquem um tempo maior à lei nº 7.735/1989, pois a mesma versa sobre a criação do Ibama. Entretanto, outros temas são importantes, como o estudo da responsabilidade civil, que encontra sua base no artigo 14, parágrafo 1º da lei nº 6.938/1981, bem como o estudo das competências ambientais, previsto na Nova Lei Complementar nº 140/2011, que está sendo cobrada na disciplina de Noções de Direito Administrativo. Por fim, dediquem-se ao estudo da “Lei dos crimes ambientais” (lei nº 9.605/1988). (Rodrigo Mesquita)

|

0 Comments

Postar um comentário

Guardanapo de sugestões!!

270212 KW-Wood-WG-750x100-EN Image Banner 750 x 100
Pub dos Concursos. Tecnologia do Blogger.

Copyright © 2009 Pub dos Concursos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates